Termas de Chaves

Mergulhar na Água Termal Flaviense é, sem dúvida, mergulhar numa história milenar que nos remonta à época em que o Império Romano dominava a Península Ibérica. As memórias escritas desses tempos revelam que as caraterísticas únicas das Águas Quentes das Caldas de Chaves foram descobertas pelos romanos que, ao tratarem das sequelas conquistadas entre batalhas e descobertas de territórios, não negaram o poder da “Água que Cura”.

Gasocarbónica, bicarbonatada e rica em minerais. Assim é a Água Termal Flaviense, que brota a 76ºC e reúne as caraterísticas ideais para cuidar do seu corpo e da sua mente, numa experiência única e num espaço envolvente. É nas Termas de Chaves que pode encontrar um reconhecido templo termal com uma vasta oferta de serviços de tratamento e relaxamento onde pode tirar partido da hipertermal Água de Chaves, indicada para estimular funções metabólicas e orgânicas devido à sua mineralização.

INFORMAÇÃO


A Água Termal Flaviense é fonte rica em minerais, com características gasocarbónicas e bicarbonatadas. Emergindo a uma temperatura de 76ºC, esta água apresenta as condições ideais para cuidar do corpo e da mente, proporcionando uma experiência única em um ambiente envolvente.


Composição Química

Temperatura: 76ºC

pH (a 20ºC): 6,80

Condutividade Eléctrica (a 20ºC): 2320µScm-1

Alcalinidade (em mL/L de HCI 0.1M) 288,9

Resíduo Seco (a 180ºC): 1744 mg/L

Dureza Total (em p.p. 105 de CaCo3): 7,4

Dióxido de Carbono (CO2) média anual: 600 mg/L

Fluoreto (F-): 76ºC

Mineralização Total: 76ºC

Dióxido de Carbono (CO2) média anual : 76ºC



As caraterísticas únicas desta água termal, aliadas a técnicas termais reconhecidas, tornam-na indicada para o tratamento de várias patologias, como as músculo-esqueléticas, que podem incluir doenças degenerativas, inflamatórias e de recuperação pós-traumática e que tipicamente se associam a artrites, espondilites e fibromialgia. Além destas, as Termas de Chaves são ainda indicadas para a prevenção e tratamento de patologias digestivas e das vias respiratórias.



Aplicações da Geotermia incluem a climatização dos balneários termais, o fornecimento de águas quentes sanitárias, o aquecimento de piscinas e a alimentação de energia térmica para a rede urbana de distribuição de calor.



Com o projeto Aquaevitae, foi possível realizar a análise das propriedades das águas termais de Chaves, abordando as áreas antimicrobiana, antibiofilme, antioxidante e dermocosmética.

  Os resultados das propriedades antimicrobianas e antibiofilme das águas termais demonstraram a sua capacidade de combater agentes patogénicos tais como Pseudomonas aeruginosa e Klebsiella pneumoniae e de prevenir a formação de biofilmes bacterianos, apresentando-se como uma alternativa promissora para o tratamento de infeções e problemas de saúde relacionados.

  Além disso, a análise das propriedades antioxidantes das águas termais revelou o seu potencial na proteção contra lesões causadas pelo stress oxidativo, contribuindo para a saúde e o bem-estar da pele e do organismo como um todo.

  No âmbito dermocosmético, os resultados obtidos destacaram as propriedades benéficas das águas termais na promoção da saúde cutânea, com efeitos hidratantes, suavizantes e rejuvenescedores.


Dados Estatísticos















Botão